O que é Logística Verde? Entenda!

oqueelogisticaverdeentendamais

Logística Verde é um assunto muito importante, pois vivemos uma era em que os consumidores dão atenção a aspectos que vão muito além da qualidade dos serviços apresentados. Eles esperam que as empresas com que se relacionam apresentem valores próximos aos seus, o que ajuda a explicar a crescente tendência da Logística Verde.

Adotar práticas sustentáveis para suas operações logísticas, porém, não é apenas uma questão de proteger a natureza ou agradar o seu público-alvo. Existem, também, diversos benefícios financeiros e operacionais que podem ser extraídos a partir da adoção de estratégias para reduzir danos ambientais.

Neste artigo, vamos destrinchar o que é logística verde, citar seus benefícios e explicar como a ideia pode ser implantada em sua empresa. Confira!

O que é Logística Verde?

A logística verde parte do princípio de que, ao contrário do que era idealizado até pouco tempo atrás, logística e sustentabilidade não são excludentes. Assim, o conceito diz respeito a um conjunto de práticas que têm como objetivo reduzir a incidência de atividades danosas ao meio ambiente, sem diminuir a excelência da operação.

Dessa forma, uma empresa que implemente a ideia deve contar com um instrumento de gestão capaz de mensurar os impactos dos processos logísticos na natureza. A partir dessa avaliação, é possível identificar pontos negativos e criar mecanismos para que a abordagem se torne mais verde.

Um exemplo claro é a emissão de dióxido de carbono ocorrida com a utilização da frota. Na busca por eliminar completamente a ocorrência, algumas empresas optam por substituir o combustível fóssil por um que seja considerado mais amigável em relação ao meio ambiente.

Nem sempre a substituição é viável, mas existe uma alternativa para diminuir o lançamento de resíduo: otimizar as rotas utilizadas. Ao roteirizar suas atividades de modo mais eficiente, você evita que seus veículos queimem mais combustível do que o necessário para cumprir as tarefas.

Quais são os benefícios dessa prática?

O primeiro benefício observado com a adoção da logística verde é a melhoria da imagem da marca. A preocupação da população com a sustentabilidade é um fenômeno em pleno crescimento e, por isso, empresas que se adéquam a essa mentalidade têm maior chance de causar impacto positivo no consumidor.

O segundo é o cumprimento de determinações legais. Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, a tendência é que os órgãos governamentais cobrem sustentabilidade das empresas com maior vigor. Hoje, já existe a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece que as companhias devem se responsabilizar pelo descarte apropriado dos itens que produzem.

A terceira vantagem favorece diretamente sua empresa. Não só a comunidade e o meio ambiente se beneficiam de práticas de logística verde, mas suas finanças também! Lembra que falamos da roteirização para evitar trajetos ineficientes? Ao se preocupar com isso, você também diminui o volume de combustível necessário para a execução de uma operação.

Além disso, o fato de favorecer a imagem da sua marca torna a logística verde um diferencial e tanto para sua empresa no mercado. É que a credibilidade é um fator cada vez mais determinante na decisão de compra das pessoas.

Assim, se sua empresa for bem vista, ela vai atrair mais negócios e, consequentemente, aumentar a receita anual.

Como transformar a logística da sua empresa em Verde?

A implantação da logística verde em sua companhia depende de um esforço estrutural. De nada adianta adotar algumas práticas se a ideia não fizer parte da cultura organizacional, abrangendo desde os colaboradores até os mais importantes gestores. Dessa forma, é preciso adotar um esforço de comunicação interna.

Realize treinamentos e eventos para apresentar aos integrantes da empresa a importância desse conceito. É preciso que todos estejam na mesma página para que a implementação seja um processo ágil e eficiente. Uma vez que a missão da empresa de adotar a logística verde está clara, você pode buscar soluções para tal.

Invista em tecnologia

É difícil encontrar uma área da empresa que não possa ser beneficiada com o uso da tecnologia correta. Com o setor de logística não é diferente. O uso de uma torre de controle logístico, por exemplo, garante ao gestor que as rotas planejadas serão as mais eficientes do ponto de vista financeiro, ou seja, demandarão menos combustível.

Dessa maneira, a emissão de dióxido de carbono é diretamente impactada e diminuída, o que demonstra o comprometimento da marca com o meio ambiente.

A torre de controle também gera relatórios e dados que podem ser utilizados pela gestão para identificar pontos que devem ser melhorados, proporcionando um sistema de aprimoramento contínuo.

Além disso, a gestão de frotas é um elemento crucial para a logística verde. Afinal, sabemos que quanto menos carros na rua, melhor para o meio ambiente. Naturalmente, você não vai diminuir o número de carros em sua frota se isso significar uma diminuição na receita da empresa, mas essa não é a ideia.

Como a roteirização pode ajudar mais você ?

Com recursos de roteirização inteligente e acompanhamento em tempo real, é viável calcular com precisão quantos carros são necessários para realizar entregas em determinada área. Com isso, você pode reduzir o número de veículos sem alterar os resultados.

Ademais, existe a chance de expandir ainda mais suas operações. A partir do momento que você diminui o número de carros utilizados para cobrir uma área, você abre espaço para que os demais sejam deslocados para outras tarefas.

Por fim, a tecnologia permite a digitalização completa dos processos. Assim, em vez de utilizar meios físicos para armazenar documentos, gerar notas fiscais e distribuir comprovantes, você pode reduzir tudo isso à tela do smartphone, facilitando o acesso aos colaboradores e demais pessoas envolvidas na operação.

Investindo em logística verde

O investimento em logística verde é essencial para demonstrar o compromisso da empresa na preservação do meio ambiente. Mais que isso, é uma maneira eficaz de reduzir os custos operacionais da empresa, aumentar a produtividade das equipes e criar uma vantagem competitiva que pode ser o diferencial para o alcance de resultados satisfatórios.

Assim, investindo em tecnologias que ajudem a tornar sua operação mais Verde você conseguirá atingir seus consumidores com um marketing favorável a fidelização da sua marca.

Ficar por dentro das tendências do mercado, como a adoção da logística verde, é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Quer entender mais sobre como a tecnologia pode ajudar você ? Fale com um especialista !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *