Indicadores de desempenho logistico na empresa envolve muitos desafios, desde processos internos até a entrega do produto ao consumidor final. A melhoria nesse setor depende do bom acompanhamento dos indicadores para apontar o que está funcionando bem e quais as etapas problemáticas.
Muitas vezes, a empresa está com dificuldade de cumprir prazos e não sabe o que está causando esse atraso. Quando não é possível detectar as falhas e os erros, a missão de melhorar e aperfeiçoar o trabalho fica mais complicada.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre como esse acompanhamento é importante e ajuda na sua gestão de entrega e atendimento, além de mostrar quais são os principais e melhores indicadores de desempenho logistico. Confira!
Como os indicadores de desempenho ajudam a sua gestão de entrega e atendimento?
Os indicadores contribuem para otimizar a sua gestão de entrega e atendimento. Eles possibilitam medir os níveis de eficiência dos processos executados nesses setores, além de contribuir para a avaliação dos resultados obtidos a fim de encontrar pontos deficitários que necessitam ser corrigidos.
É importante ressaltar que esses processos estão diretamente ligados à satisfação dos clientes, portanto, é essencial crescer constantemente nessas áreas. Isso mantém o nome da empresa no mercado e contribui para fidelizar os consumidores.
Qual a importância de acompanhar os indicadores?
Acompanhar os indicadores é fundamental para o sucesso da logística em uma empresa. Eles contribuem para encontrar os gargalos de produção, permitindo a melhoria nos setores que estão apontando falhas.
De forma geral, eles contribuem para melhorar os resultados logísticos do negócio. Com o acompanhamento contínuo, é possível empreender melhorias, como o uso de softwares de gestão logística, treinamento aos colaboradores ou qualquer outra atitude.
Além disso, eles auxiliam a tomada de decisão, que será feita de acordo com dados relevantes e precisos. No fim de todo o processo, os indicadores contribuirão para aumentar a satisfação dos clientes, pois o trabalho da empresa será melhor realizado.
Quais são os principais e melhores indicadores de desempenho logistico?
Há uma grande variedade de indicadores de desempenho logístico que podem ser acompanhados em uma empresa, sendo que cada um deles ajuda a melhorar uma ou mais etapas do serviço. Vamos conhecer os principais!
1. Acuracidade de inventário
A acuracidade de inventário tem relação com a organização do estoque na empresa. Para elaborar esse indicador, é necessário comparar o que de fato está no estoque com o que está cadastrado no sistema. Isso permite a verificação de falhas como extravios, avarias e qualquer outra coisa que possa prejudicar o serviço.
As informações referentes ao estoque no sistema são muito importantes, pois interferem desde a verificação da disponibilidade dos produtos até a análise do volume de saídas. Isso direciona o trabalho do setor de compras, tornando-o mais preciso. Quanto maior for esse percentual, melhor.
2. Nível médio de estoque
O nível médio de estoque permite avaliar por quantos dias a empresa consegue operar com o que está estocado. Ele ajuda a entender as quantidades médias de cada item, com o objetivo de evitar excessos e falta de produtos para a venda.
Com o acompanhamento da demanda, a análise do prazo médio de entrega dos fornecedores, o índice de produtividade e a disponibilidade dos itens, é possível descobrir qual é o nível correto.
Os produtos em excesso aumentam os custos operacionais, além de potencializar as perdas e avarias. Por outro lado, a falta prejudica o atendimento de pedidos e provoca perdas de vendas. Portanto, é fundamental encontrar o equilíbrio nessa área e o nível correto de operação.
3. Qualidade do serviço de entrega
Esse indicador ajuda a identificar qual é o percentual de entregas realizadas dentro do prazo, com relação ao total de pedidos enviados no mesmo período. Se esse número está baixo, é sinal de que existem problemas com a gestão de transporte.
As entregas precisam ser monitoradas de perto, pois estão diretamente ligadas com a satisfação do cliente. Ao perceber qualquer falha nesse processo, é imprescindível buscar soluções e o aperfeiçoamento.
4. Avarias e extravios
As avarias estão relacionadas com amassados, quebras ou outro dano causado na carga. O extravio é quando a carga não é localizada antes que chegue ao seu destino. Esses problemas podem acontecer em processos internos da empresa e no transporte, sendo importante descobrir a origem.
É necessário acompanhar os dados, identificar as causas e definir estratégias de combate, uma vez que os erros provocam prejuízos financeiros para a empresa e derrubam os índices de satisfação dos clientes.
5. Tempo total do pedido
Esse indicador faz referência ao tempo total de processamento do pedido. Ele contribui para mensurar o nível do serviço nas entregas, avaliando todo o processo, desde a disponibilização para separação dos produtos até a expedição para o envio e transporte.
Essas informações permitem que o gestor visualize em que ponto o gargalo se encontra, qual etapa está consumindo mais tempo, quais processos precisam de melhorias e o que deve ser feito para a redução. Tudo isso é feito pensando em melhorar o tempo de atendimento ao cliente.
6. Custos
Os custos dos processos precisam ser acompanhados de perto, pois é importante não gastar quantias que inviabilizem o negócio. O excesso de gastos em uma operação logística compromete a lucratividade, mas também aponta que algo errado está acontecendo. Confira alguns custos que devem ser acompanhados:
- frete sobre as vendas;
- avarias e extravios;
- reentregas;
- devoluções;
- perdas de estoque.
Quando o gestor acompanha essas informações ele consegue saber melhor onde estão as falhas, quais gastos estão além do limite previsto no orçamento e o que não é necessário. Depois disso, é possível encontrar soluções que podem ser adotadas sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao cliente.
Como vimos durante o artigo, os indicadores de desempenho logistico exercem papel fundamental para o sucesso e aperfeiçoamento do serviço. É preciso escolher o que acompanhar e, com os dados em mãos, buscar soluções para os gargalos de produção. Dessa maneira, é possível aumentar a competitividade do negócio, trazendo mais lucros para a empresa.
Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, aproveite para ler outro artigo que trata sobre como reduzir os custos logísticos!