Para garantir sucesso nas estratégias operacionais que envolvem o transporte de cargas, o planejamento logístico é fundamental. Ele garante que a empresa seja capaz de enviar e receber cargas dentro dos prazos combinados, evitando excesso de gastos e riscos desnecessários. Em um cenário em que a concorrência é elevada, garantir que isso ocorra é essencial.
Se o negócio tem um setor de logística eficaz, ele conseguirá se manter aderente aos prazos com muito mais facilidade. Os times poderão focar mais no atendimento a demandas críticas do consumidor com a garantia de que os produtos chegarão a ele dentro do prazo combinado. Dessa forma, mais satisfeito, o cliente se manterá fiel ao negócio e nunca buscará a concorrência.
Quer saber como otimizar o seu planejamento logístico? Então veja a lista de dicas que preparamos a seguir!
1. Faça o monitoramento contínuo dos veículos
O monitoramento de veículos é um dos passos básicos para ter um bom processo de planejamento logístico. Ele garante à empresa a habilidade de avaliar continuamente em qual local estão todas as partes da sua frota. O monitoramento pode ser feito através de hardware ou software APP instalado no celular do motorista
Dessa maneira, gargalos, atrasos e imprevistos podem ser identificados rapidamente. Ou seja, falhas serão solucionadas em prazos curtos, evitando que elas se tornem um transtorno para a empresa.
2. Invista na Internet das Coisas
O planejamento de logística também passa pela criação de uma boa política de manutenção de frotas. Ela auxiliará os gestores a trocarem peças sempre no melhor momento. Além disso, permite que a compra de suprimentos seja feita antecipadamente, garantindo sempre os melhores custos.
Utilize, para este processo, sensores da Internet das Coisas. Eles tornam o monitoramento do desgaste da frota mais preciso e dinâmico. Com isso, a empresa conseguirá saber exatamente a melhor hora de trocar peças e sempre ter o melhor custo-benefício na operação.
3. Adote indicadores de performance
Os indicadores são fundamentais para o processo de planejamento logístico. Com boas métricas, a empresa pode identificar a melhor hora de ampliar a frota, avaliar se existem problemas escondidos e falhas que prejudicam a sua prestação de serviços. Em outras palavras, eles tornam a otimização mais precisa e alinhada com as demandas do mercado.
Empresas devem ter, portanto, indicadores espalhados em todas as suas áreas. Os do planejamento logístico precisam estar alinhados com as demandas do setor. Dessa maneira, será mais fácil para os times priorizar melhorias e garantir alta performance sempre.
4. Aplique feedbacks
Os feedbacks também são importantes ferramentas de gestão que devem ser incorporadas pelo planejamento logístico. Sempre que uma falha for encontrada, o gestor deve trabalhar com o motorista para buscar meios para impedir a sua ocorrência posterior.
Ao mesmo tempo, os méritos de boas práticas devem ser reconhecidos. Isso dará ao time mais engajamento e foco na entrega de resultados.
A logística é uma área crítica para o sucesso de qualquer negócio. Quando ela é funcional, a empresa terá um fluxo de trabalho sem gargalos, eficiente e de baixo custo. Dessa maneira, todos os produtos serão entregues por meio de um processo.
Um dos meios fundamentais para melhorar os processos logísticos é o investimento em uma torre de controle logística. Quer saber como ela funciona e os benefícios de seu uso? Então veja o nosso post sobre o tema!
Pingback: Monitoramento da frota: O que é, e qual a importância para a logística