Relatório de Acompanhamento Logístico, como você gera e analisa ? Afinal, é por meio deles que se torna possível trabalhar com uma gestão eficiente, tomar decisões mais acertadas, reduzir custos, otimizar processos, entender as principais necessidades e reclamações do cliente.
Apesar de parecer algo básico, ainda é comum encontrar empresas que não utilizam tais ferramentas ou, ainda, insistem em controles manuais e obsoletos.
Pensando nisso, preparamos este post exclusivamente para abordar a importância do uso da tecnologia para gerar os relatórios de acompanhamento logístico e quais impactos isso pode trazer para o seu negócio. Vamos conferir?
Como criar relatórios de acompanhamento logístico em sua empresa?
Se sua organização ainda não mensura os dados e estatísticas de cada operação, é sinal de que a gestão não está se baseando em fatos. Por exemplo, imagine ter de fazer uma roteirização sem ter conhecimento real dos custos e prazos que a operação vai demandar!
Portanto, ao trabalhar com relatórios e dados concretos, o gestor consegue planejar e tomar decisões muito mais estratégicas no negócio. Dessa forma é possível contribuir para a redução de custos, aumento da produtividade, otimização dos processos etc. Confira algumas dicas abaixo!
Crie KPIs específicos
Os indicadores de desempenho logístico (KPI) são fundamentais para mensurar e avaliar informações de alguma atividade específica. Por exemplo, se o índice de reclamação por atraso tem aumentado em determinada região de atendimento, cabe ao gestor criar um KPI e coletar todos os dados e acontecimentos, durante um período estipulado, mensurar tudo e analisar, a fundo, cada origem dos possíveis problemas que estão afetando os prazos, entendeu?
Controle todas as etapas de uma entrega
Por exemplo, só é possível comprovar que as entregas de sua empresa estão atendendo aos prazos estipulados a partir de um controle de horários, confirmação de saída, chegada etc.
Sendo assim, é fundamental que sua empresa registre essas informações, como a hora que o veículo saiu do armazém, a que horas o motorista parou para almoçar, quando que o cliente confirmou o recebimento, entre outros.
Dessa forma, é possível gerar relatório de acompanhamento logístico e promover melhorias a cada nova operação.
Roteirize as suas operações
Não dá para falar de transporte de cargas eficiente sem tratar de uma roteirização logística! Isso é fundamental para uma gestão eficaz, porém, nem sempre as empresas contam com ferramentas adequadas.
Como criar rotas mais inteligentes se o gestor não tem como controlar custos, distâncias, tempo e outros fatores importantes para uma operação? Por isso, é fundamental que se crie relatórios de acompanhamentos das últimas entregas, a fim de aprimorar, cada vez mais, as novas rotas e torná-las mais econômicas e eficientes.
E qual o papel da tecnologia hoje na criação do relatório de acompanhamento logístico?
Em tempos de logística 4.0, a empresa que não detém tecnologias adequadas está fadada a processos lentos, obsoletos, custosos e sem qualquer tipo de controle. Por outro lado, quem está mais antenado às mudanças e tendências do mercado percebe que trabalhar com ferramentas modernas vai muito além de uma atualização e otimização de processos, mas também uma questão estratégica e de diferenciação.
Gerar relatórios de acompanhamento logístico, hoje, envolve a implementação de sistemas de monitoramento de entregas, coletas e serviços. É possível mensurar todas as informações e dados de cada operação realizada (horários, datas, tempo de viagem, fluxo de NFs etc.). Também é possível acompanhar os trajetos em tempo real, registrar todas as etapas de forma automatizada (confirmação de recebimento, devolução) e, em questão de segundos, ter gráficos e números confiáveis e didáticos na palma da mão.
Enfim, o relatório de acompanhamento logístico é fundamental para ajudar nas tomadas de decisão do gestor e, cá entre nós, há ferramentas altamente avançadas e práticas para levar essa solução agora para a sua empresa. Sendo assim, invista em tecnologia, trabalhe com dados e informações confiáveis, domine as suas operações e se destaque no mercado!
Gostou? Quer saber mais dicas e ficar por dentro de novas tecnologias para a gestão logística? Então, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, os próximos artigos e novidades.
Pingback: Logística 4.0: Como se adaptar e quais são seus benefícios
Pingback: Monitoramento da frota: O que é, e qual a importância para a logística
Pingback: Manutenção de frota: Como um software pode ajudar?