O seu negócio tem um processo de gestão de custos logísticos bem estruturado? A maneira como companhias lidam com as demandas do seu orçamento tem ganhado destaque nos últimos anos. Afinal, em um cenário de crise, garantir a lucratividade se tornou um desafio para muitas empresas.
Ao investir no corte de gastos e na melhoria do direcionamento de recursos, porém, empresas podem manter a sua competitividade e, ao mesmo tempo, maximizar o fluxo de receitas existentes. Isso evita que a prestação de serviços perca qualidade ou tenha de lidar com o desperdício de recursos em um cenário desafiador. Por isso, investir na gestão de custos logísticos deve ser visto como algo estratégico sempre.
Quer saber mais sobre o tema e como essa estratégia influencia o seu negócio? Então confira o post a seguir!
1. Use a tecnologia como aliada
Na gestão de custos o investimento em TI é uma das melhores abordagens que podem ser adotadas. Sistemas de gestão, por exemplo, auxiliam a empresa a avaliar continuamente toda a situação da cadeia logística. Desse modo, o time pode identificar problemas com rapidez e evitar que eles se tornem fontes de desperdício.
Já o BI e o Big Data permitem que os dados dos sistemas de gestão sejam aproveitados para gerar competitividade. Todos os indicadores e fatores que impactam nos gastos serão avaliados continuamente. Isso reduzirá as chances de a empresa ter problemas não identificados e corrigidos com rapidez.
Mas nada melhor do que considerar sistemas com visualização de dados em tempo real gerando informação rápida para solução de problemas, aumento de satisfação do cliente e redução de custos operacionais.
2. Mapeie os seus processos
Uma das formas mais simples de identificar problemas na cadeia operacional que levem a gastos excessivos é o mapeamento de processos. Ao ter uma documentação completa sobre como cada rotina deve ser executada, o gestor pode aplicar correções rapidamente. Além disso, as chances de uma equipe não trabalhar alinhada com outro time serão muito menores.
3. Planeje as rotas com foco no custo-benefício
As rotas de entrega são um ponto-chave para cortar gastos na área de logística. Ao escolher um caminho pouco eficaz, o desgaste dos veículos de entrega será maior, assim como os prazos. Isso gerará mais custos e insatisfação dos clientes.
4. Implemente indicadores de desempenho
O uso de indicadores de desempenho já se tornou uma abordagem comum no ambiente corporativo para melhorar a performance de equipes e setores. Eles permitem ao gestor avaliar a qualidade dos trabalhos de todos os colaboradores em tempo real, evitando a manutenção de problemas. Além disso, tornam a gestão mais precisa e capaz de tomar boas decisões.
5. Organize os centros de distribuição
O investimento em centros de distribuição pode tornar os processos de entrega de produtos mais flexíveis e alinhados até mesmo com as demandas dos clientes mais exigentes. Ao distribuir armazéns por grandes áreas metropolitanas e próximo a vias de fácil acesso, o negócio agiliza rotinas e garante que sempre estará perto do seu público alvo.
Por isso, sempre que possível adote essa abordagem para melhorar os prazos, os índices de produtividade e os custos da sua cadeia operacional.
6. Automatize processos
A automatização é uma das melhores formas de utilizar a gestão de custos logísticos para reduzir gastos. Apoiando-se em tecnologias como Plataforma de Gestão de Entregas, Coletas e Serviços, o negócio poderá trocar dados automaticamente, reduzindo o tamanho das equipes e o número de erros. Ao mesmo tempo, essa estratégia maximiza a capacidade de a companhia ter uma cadeia operacional precisa e livre de erros.
A logística é uma das áreas críticas para o sucesso de qualquer empresa. Ela garante que toda a cadeia operacional tenha a agilidade necessária, reduzindo atrasos e gargalos. Dessa maneira, times têm acesso aos suprimentos necessários com facilidade ao mesmo tempo em que os produtos são entregues dentro dos prazos combinados para clientes e parceiros comerciais.
Nesse sentido, a gestão de custos logísticos deve ser vista como um investimento estratégico. Ela garante que todos os processos da área sejam executados com boa qualidade e investimento preciso. Desse modo, é possível gerar mais receitas e garantir que exista espaço para a nova aplicação de recursos em investimentos que tornem a companhia mais competitiva.
Quer saber como gerar mais qualidade para o seu planejamento logístico? Veja o nosso post sobre o tema!