Quais são os indicadores de desempenho logístico que você precisa conhecer

Certamente todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso precisa utilizar ferramentas para acompanhar as atividades do seu negócio, e esse objetivo é alcançado com a aplicação de indicadores de desempenho logístico. Essas são métricas que permitem que o gestor tome melhores decisões sobre seu negócio, garantindo seu desenvolvimento e potencializando os resultados.

Assim, em razão da importância do assunto, redigimos este conteúdo que explica o que exatamente significa indicadores de desempenho, como definir os mais adequados para seu negócio, quais são os principais do ramo logístico e como a Point Sistemas auxiliarão no uso dessas ferramentas. Boa leitura!

O Que São Indicadores De Desempenho Logístico?

Principalmente conhecidos como Key Performance Indicators (KPI) ou Indicadores-Chave de Desempenho em português, tratam-se de formas de medir se uma iniciativa ou um conjunto de ações estão atendendo os objetivos propostos da empresa.

Na prática, aplicam-se métricas sobre as informações da empresa — como seus custos, prazos, vendas — para que o gestor saiba precisamente como é a qualidade do serviço, os prazos de entrega, a satisfação do cliente, entre outros dados importantes para o negócio.

Dessa forma, existem vários indicadores que podem ser utilizados nas empresas de logística e é fundamental que você saiba quais são os que trazem dados relevantes e capazes de satisfazer as necessidades da sua organização.

Como Definir Os Indicadores?

Assim, para escolher os KPIs corretos, é necessário que eles estejam ligados à estratégia do seu negócio. Por exemplo, os indicadores ideais para uma certa empresa poderão ser dispensáveis para uma outra. Quanto à logística, é importante que os KPIs tenham relação com elementos como:

  • OTIF, Lead Time
  • planejado vs realizado;
  • controle do estoque;
  • transporte e segurança;
  • tempo de pátio;
  • custos logísticos (frota, equipe, perdas, retrabalhos, devoluções, etc);

Então, apresentamos aqui alguns pontos que demonstram a eficiência logística de uma empresa. Por exemplo, ao entender como funcionam os custos, você conseguirá eliminar os desnecessários e, após isso, aumentar a margem de lucro ou reduzir os preços de seus serviços, melhorando a competitividade da empresa.

Quais São Os Principais Indicadores de Desempenho Logístico ?

Em síntese, agora que você entende o que são KPIs e como escolhê-los, pode entender a finalidade dos indicadores de desempenho que listaremos neste post. Ressalta-se que há vários que podem ser aplicados para negócios de todos os ramos, mas eles são bastante eficientes no setor logístico. Confira quais são eles a seguir.

Entrega Dentro Do Prazo

Também conhecido como On Time In Full (OTIF), a finalidade principal desse indicador é identificar eventuais entraves no atendimento dos pedidos. Certamente, ele relaciona os pedidos entregues dentro do prazo determinado e o total de pedidos, sendo calculado da seguinte forma:

entregas realizadas dentro do prazo / total das entregas x 100

O resultado será um percentual que demonstra quantas entregas são feitas no tempo combinado, e o ideal é que ele se mantenha acima de 90%. Se o indicador estiver muito baixo, significa que há problemas processuais que precisam ser solucionados.

Índice De Ocorrências

Este indicador demonstra o grau de incidentes que ocorrem desde o transporte da carga até a efetiva entrega do produto ao cliente. Exemplos de incidentes que podem ocorrer são:

  • atraso;
  • pedido errado;
  • carga danificada; entre outros.

As ocorrências são registradas na medida em que fatos que não são planejados ocorrem. É muito importante monitorar esse índice pelo fato de que incidentes geram reflexos em outros aspectos da empresa, como retrabalho, aumento dos custos, insatisfação do cliente, desperdício de tempo etc.

Satisfação Do Cliente

Medir a satisfação de seus clientes é uma das formas mais eficientes de medir a satisfação do trabalho de forma geral, já que o resultado da métrica é uma consequência direta do funcionamento do processo logístico.

Para medir o nível da satisfação, você precisa pesquisar a opinião dos clientes por questionários e formulários. Uma das formas de fazê-lo é aplicando o Net Promoter Score (pontuação da rede de promotores), que consiste em fazer a seguinte pergunta aos clientes: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de que você recomendaria a empresa?”

Dependendo da nota concedida, você deve fazer a seguinte classificação aos clientes:

  • 0 a 6: não estão satisfeitos com o serviço e criticam sua empresa;
  • 7 a 8: contratam seus serviços, mas não são clientes leais;
  • 9 a 10: são fidelizados e recomendam seus serviços para parentes, colegas e parceiros.

Isso é, outra forma de medir essa satisfação, mas que deve ser usada com cautela, é coletar e analisar o que os clientes comentam, curtem e compartilham sobre a empresa nas redes sociais.

Tempo Médio De Entrega

Esta métrica permite que você rastreie o tempo necessário até que o produto chegue ao seu destino final. Entretanto, o tempo é medido do momento que o cliente faz o pedido até a entrega da mercadoria. Ao utilizar esse indicador, você consegue fornecer prazos mais realistas aos clientes.

Muitas vezes uma empresa fornece prazos longos pelo fato de não saber qual será o tempo necessário para fazer a entrega. Mas, com o tempo médio, você terá maior certeza desse prazo, tanto em dias como em horas.

Custo De Armazenagem

Da mesma forma, esses custos se referem ao capital destinado para transferência, depósito ou armazenamento de dinheiro. Principalmente o armazém é uma parte importante para qualquer negócio, sendo importante revisar seus custos frequentemente. Exemplos de gastos que envolvem esse índice são:

  • energia;
  • pedidos;
  • carregamento de mercadorias;
  • mão de obra;
  • remessa; e
  • entrega.

Conclui-se assim que ao utilizar esse indicador, você conseguirá minimizar custos e perdas como vencimento de prazos, quebra de produtos, entre outros.

Como a Point Sistemas pode ajudar na gestão de indicadores logístico ?

Então, não é viável calcular e monitorar os KPIs manualmente, já que isso exige muito tempo e dinheiro, além ser uma atividade bastante estressante.

Por essa razão, é fundamental que você utilize um sistema de gestão para logística. O software coletará dados e calculará os KPIs automaticamente, eliminando a necessidade de capital humano.

Benefícios

  • diminuição de erros: um sistema não comete os mesmos erros que os humanos, enquanto controlam os dados, como atrasos, falhas matemáticas, esquecimentos etc.;
  • redução de custos: a empresa economiza gastos com materiais físicos e custos administrativos — como pessoal necessário para realizar as atividades;
  • segurança: a plataforma contém um sistema de segurança que impede a subtração dos dados por terceiros de má-fé (hackers);
  • produtividade: permite que os colaboradores e gestores se dediquem às atividades principais da empresa;
  • agilidade: as informações são trabalhadas em tempo real, permitindo que você confira imediatamente como está o andamento do negócio; entre outras vantagens.

Afinal, um sistema capaz de fornecer todas essas vantagens e satisfazer as necessidades do seu negócio é o da Point Sistemas. Com mais de 6 anos de experiência no mercado de tecnologia para logística e cujo o foco é entender e atender bem nossos clientes.

Além disso, a plataforma fornece várias outras funcionalidades, como:

  • distribuição das cargas e mapas;
  • gestão de entregas e coletas;
  • controle e rastreamento da frota;
  • controle da jornada do motorista;
  • torre de controle (visibilidade completada das operações em tempo real);
  • gestão das ocorrência; e muito mais.

Resumindo, é inegável que os indicadores de desempenho logístico fornecem dados cruciais para a melhor tomada de decisões, garantindo o melhor desenvolvimento do negócio. Para isso, é fundamental que você utilize um bom sistema de gestão.

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