O QUE É BLACK FRIDAY ?
Black Friday foi criada nos Estados Unidos após o dia de ação de graças para inaugurar a temporada de compras natalinas com significativas promoções em diversas lojas do varejo, comércio eletrônico, comércio e restaurantes no geral.
Enquanto aqui no Brasil será a décima vez consecutiva que essa ação será realizada. Esse evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday. Devido ao crescimento e a procura, muitas agências de publicidade passaram a adotar o evento no Brasil como um dos centro oficiais de promoção dentro do ano.
PRAZO DE ENTREGA NA BLACK FRIDAY
Conforme a entrada das grandes redes do varejo na Black Friday, uma das tendências é a redução nos prazos de entrega das encomendas. Assim, empresas estão prometendo entregas expressas, muitas vezes em até 24 horas dependendo da região, como atrativo para trazer o cliente.
BLACK FRIDAY PARA A LOGÍSTICA
Apesar das promessas, é muito difícil para o time de logística atender com excelência o prazo de entrega acordado uma vez que os problemas aparecem em diversos pontos dentro da cadeia logística. Por exemplo: falta de produtos no estoque, problemas coma distribuição correta de cargas nos veículos, falta de processos logísticos automáticos, falta do controle do status e da visibilidade das entregas em tempo real.
Além disso esses problemas geram custos para a empresa e acabam no final do processo deixando clientes insatisfeitos com o serviço.
COMO RESOLVER PROBLEMAS DE ENTREGAS
Acima de tudo, existem plataformas que utilizam com sucesso a tecnologia para logística com uso de mapas, geolocalização de endereços, aplicativos instalados no celular do motorista, torre de controle para visibilidade, controle e medição em tempo real. Assim, sua empresa pode evitar erros manuais e ainda reduzir custos.
Afinal, é possível também encaminhar comprovante de entrega por meio de foto do canhoto assinado e assinatura digital além de permitir uma comunicação correta com o cliente final através de Email, Portal Web, SMS e WhatsAPP.
7 DICAS IMPORTANTES PARA MELHORAR SUAS ENTREGAS
- Planejamento – Utilize ferramentas adequadas para otimizar a distribuição de cargas adotando estratégias de roteirização;
- Contrate transportadores que trabalhem em parceria com os processos e ferramentas utilizadas pela sua empresa para ter a visibilidade em tempo real do status de cada entrega e o rastreamento do veículo;
- Tenha uma base correta de Latitude e Longitude dos endereços dos seus clientes de forma a evitar custos adicionais;
- Considere automatizar ao máximo o processo desde á entrada do pedido até a criação do MDFe/CTE;
- Adote uma plataforma focada em gestão de entregas que seja aderente ao processo da sua empresa, se integre de forma automática com outros sistemas e ajude o entregador a realizar suas tarefas de forma mais produtiva;
- Invista em uma Torre de Controle com analistas e processos que resolvam problemas no decorrer das operações das entregas;
- Garanta maior satisfação ao seu cliente final através de uma comunicação correta e rápida;
CONCLUSÃO
Concluímos então que existe tecnologia disponível que permite às empresas controlarem melhor sua logística. No Brasil, temos plataformas inteligentes que podem resolver seus problemas de entregas. Gostou desse post ? Comente ou entre em contato conosco.