Os profissionais que trabalham em logística reconhecem que saber o que é logística reversa é essencial para o sucesso da sua atividade. É normal que diversos clientes desistam da compra após receberem a mercadoria, pois existem situações em que o produto pode apresentar algum dano ou erro, exigindo-se sua troca. Operações de coletas também pode ser consideradas como uma operação de logística reversa. Em qualquer dessas situações, o custo do frete de volta é de responsabilidade da empresa.
Sendo assim, é importante ter uma boa solução e com um ótimo custo. Isso irá garantir uma operação mais simples, sem afetar outros processos logísticos. Para produtos com maior valor agregado, isso pode ser mais essencial.
Então, continue a leitura e entenda como a logística reversa impacta sua empresa !
O que é Logística Reversa?
A logística reversa é também conhecida por muitas pessoas como logística pós-venda ou logística de coleta. Nesse sentido, é importante destacar que ela consiste em um processo para ajudar o retorno de algum produto, carga ou matéria-prima.
Logo que no e-commerce, o cliente apresenta direitos assegurados por lei quando efetua uma compra por meio da internet e, caso não sejam respeitados, a imagem da empresa pode ser prejudicada. Afinal, a forma como a instituição lida com as reclamações dos clientes será diretamente relacionada com a satisfação do serviço oferecido. Então, é nessa hora que a logística reversa se torna fundamental.
De acordo com Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de se arrepender da compra e solicitar a devolução do produto dentro do prazo de 7 dias, que começam a ser contados quando o consumidor recebe o produto (incluindo feriados e finais de semanas). Eventualmente em situação de devolução sem existir a troca do produto, o ressarcimento do valor do produto deve ser realizado no mesmo momento.
Assim o lojista precisa saber que o processo de logística reversa é uma ótima experiência para o cliente, que vai além do ato de voltar o item para a loja. Por isso, é necessário que as áreas responsáveis estejam bem alinhadas. Dessa forma é recomendado esse processo desde o momento em que o consumidor realiza o pedido de troca até o retorno para o vendedor, que precisa dar continuidade no preparo interno da empresa e se encerra com a finalização de todas as fases.
Além do mais, também é necessário pensar em estratégias para diminuir os impactos financeiros que a logística reversa pode ocasionar para a sua loja.
Ainda assim, a logística reversa pode estar presente em qualquer processo logístico relacionado ao retorno de uma carga.
Qual a importância da logística reversa na conversão de vendas?
Então podemos falar que a logística reversa consiste em uma etapa extra dentro dos processos logísticos. Dessa maneira, o desejo em proporcionar uma aquisição tranquila e atender às solicitações do seu cliente só pode ser finalizado após o prazo de reclamação.
Ou seja a logística reversa e as regras de substituição e devolução de encomendas são importantes, pois elas vão servir para deixar seu cliente mais satisfeito e evitando possíveis insatisfações com a mercadoria recebida.
Nesse sentido, o e-commerce que investe no desenvolvimento desse processo de forma adequada tem muito a ganhar. Já que garantir a satisfação do seu cliente final e ter um processo eficiente e de baixo custo é o objetivo da empresa e está diretamente ligada a melhora dos indicadores de vendas.
Como diminuir o impacto negativo da logística reversa no e-commerce?
Certamente um dos primeiros métodos para reduzir o impacto negativo da logística reversa no e-commerce é, sem dúvidas, a mudança de mentalidade desse processo, já que é necessário ver como algo bom para conquistar e fidelizar seu cliente. Assim, será possível a empresa ver boas oportunidades onde os seus concorrentes não estão enxergando. Então, aqui vão algumas atitudes simples que podem ajudar você.
Faça a descrição detalhada do produto
Certamente realizar uma descrição minuciosa das mercadorias ocasiona um conjunto de benefícios. Além de incentivar a compra, ao descrever mais sobre as características e benefícios daquele item, também ajuda o cliente a realizar uma escolha que corresponda aos seus desejos.
Dessa forma, além dos dados técnicos, em algumas situações é recomendado inserir indicações adicionais, por exemplo, compatibilidades do item e possíveis limitações. Logo, é fundamental manter a transparência e a clareza.
Faça uso de vídeos e imagens
Inegavelmente na descrição detalhada dos itens, a utilização das imagens e vídeos ajuda o comprador a ter uma visão mais realista daquilo que está comprando. Por isso ajuda a reduzir as possibilidades de insatisfações dos produtos comprados.
Ainda que esses métodos também têm impacto positivo no processo de decisão, colocando em ação características sensoriais da experiência de venda. Dessa maneira, com uma imagem de alta qualidade, que pode realizar zoom, e vídeos em suas publicidades, ela permite uma visualização detalhada dos produtos comercializados.
Invista na conferência dos produtos
Embora, um processo rigoroso de conferência de mercadorias ajuda a diminuir as situações de falhas na entrega, além de ocasionar um custo desnecessário para a organização. Esse tipo de coisa pode interferir na imagem que o cliente tem do estabelecimento.
Peça devolução da nota fiscal
A devolução da nota fiscal junto com o produto a ser trocado é uma fase de grande importância na logística reversa. Essa precisa ser a recomendação realizada para o consumidor para diminuir contratempos fiscais.
Portanto, lembre-se que é preciso retirar uma NF de devolução, permitindo a recuperação do ICMS e a volta do produto ao estoque, se for a situação, dentro da lei.
Avalie os resultados
Por último, o monitoramento desse tipo de pedido no e-commerce é necessário para aperfeiçoar todo o processo e diminuir os gastos. Assim, é essencial anotar a quantidade de pedidos devolvidos por mês, os custos despendidos com esse processo e a taxa de satisfação do cliente após a resolução do problema.
Portanto, saber o que é logística reversa precisa fazer parte do trabalho de todo lojista online, à medida que ajudará na efetivação da lei, no fortalecimento dos canais de relacionamento com o consumidor e na garantia de felicidade com as mercadorias adquiridas. Então, busque sempre aperfeiçoar seus processos, já que eles ajudarão no progresso de sua loja.
Reduza Custos
Utilize ferramentas logísticas que permite você aproveitar os veículos que estão em entrega para efetuar coletas (logística reversa) em endereços próximos evitando assim maiores gastos com combustíveis, deslocamento e horas.
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