A gestão de cadeia de suprimentos (processo inbound) configura-se como uma ferramenta que controla elementos da sua produção industrial a fim de garantir que o gestor tenha um suprimento eficaz e constante de mercadorias programado de acordo com as demandas.
Uma cadeia de fornecimentos bem direcionada e com tecnologia, processos e pessoas adequadas irá proporcionar á sua empresa inúmeras vantagens competitivas, como: redução dos custos, aumento da eficiência e melhorias na satisfação dos seus clientes.
Ficou curioso sobre o assunto? Deseja saber como otimizar a cadeia de suprimentos de seu negócio? Continue a leitura e confira!
Como otimizar a cadeia de suprimentos (inbound) ?
O primeiro passo é apoiar seus processos em tecnologias que garantem receber uma previsão de demandas e controle todo processo desde o inicio até o final dos suprimentos passando por SLAs de produção, tempo e qualidade de cada entrega.
Dessa forma, o resultado final é a potencialização das atividades da empresa, que também acaba se destacando perante a concorrência e os consumidores gerando ainda redução de custos.
Por isso, preparamos algumas dicas para você aprimorar mais a Gestão da Cadeia de Suprimentos:
1. Tenha controle sobre os fornecedores
Os fornecedores devem ser monitorados constantemente, a fim de garantir preços e formas de pagamento melhores, qualidade dos serviços e gestão de todo processo de produção e entrega para que possíveis problemas possam ser mapeados em tempo real.
O mais recomendável é que se crie políticas de desenvolvimento para todos os seus fornecedores e com tecnologia você possa obter uma torre de controle que ajude a dar visibilidade de todos os processos em tempo real.
2. Melhore os processos internos
Com o aumento das exigências, é imprescindível que se obtenha resultados novos e melhores ! Por isso, é necessário que os processos passem por avaliações constantes de acordo com os resultados obtidos durante as operações. Otimização, desburocratização e automação são pontos que podems ajudar você a realizar essa tarefa.
Elabore soluções com o intuito de elevar a produtividade, diminuir os desperdícios e despesas, cumprir prazos e metas acordadas eliminando sempre fases desnecessárias.
Como exemplo: algumas plataformas logísticas auxiliam os gestores na verificação dos melhores fornecedores.
3. Otimize a previsão de demandas
Eliminar gastos desnecessários passa por essa fase, haja vista a possibilidade de reduzir os custos do estoque.
O objetivo final disso tudo é verificar e analisar minunciosamente o histórico de vendas, averiguar o tempo de sazonalidade e realizar análises eficazes e precisas quanto à projeção de futuras demandas.
Ademais, realizar melhorias no fluxo de comunicação no setor comercial é de suma importância para compreender quais são as exigências dos clientes em termos de prazo, qualidade e preço.
4. Integre os diferentes elos da cadeia de suprimentos
Inegavelmente realizar a integração dos diferentes colaboradores da cadeia logística é uma ação indispensável e requer muita responsabilidade e compartilhamento de informações, em relação a tudo que ocorre na empresa. Mais uma vez aqui uma torre de controle com informações em tempo real e com comunicação adequada para cada área produz análises e ações melhores e mais rápidas.
Um exemplo normal é a atualização dos dados de previsão de uma determinada demanda. É preciso que não apenas as equipes, mas também cada fornecedor conheça essa informação para estar cientes dos volumes gerados assim como o estoque se preparar para o recebimento.
5. Utilize uma Torre de Controle para gestão
De fato utilizar um sistema que realize a integração das informações dos diversos processos auxilia a empresa na manutenção, análise e controle de dados, deixando tudo mais eficiente, rápido e econômico.
6. Padronize e Automatize processos
Normatizar e estabelecer um padrão para os seus procedimentos garante muita eficiência nas suas ações,permitindo a automatização e consequente redução de falhas e custos.
Estabelecer essa padronização torna os processos mais fáceis de serem controlados e assim serem mais rentáveis
7. Aprimore o controle do estoque
Gerenciar os itens que estão armazenados é, por um lado, uma atividade muito importante para qualquer tipo de empresa. Isso porque sem ela, as vendas e a produção poderão ser prejudicadas, reduzindo a chance de obter novas oportunidades.
No entanto, por outro lado, muitas mercadorias guardadas podem gerar elevados custos para a sua gestão.
Logo, é imprescindível unir a gestão de estoque com a previsão de demandas, gerenciamento de compras e produtividade adequada, com o intuito de realizar um dimensionamento adequado à realidade da sua empresa.
Todas essas ações têm por finalidade reduzir perdas e evitar desvios.
Portanto, notam-se os principais fatos sobre a gestão de cadeia de suprimentos, bem como a importância de realizar essa ação dentro de qualquer porte e ramo de empesa. Não basta apenas saber o que é, é preciso saber como aprimorá-lo e como praticá-lo dentro da corporação.
A utilização de uma Torre de Controle ajuda na centralização da informação produzindo excelentes resultados em termos de tecnologia, processos, pessoas, redução de custos e melhora da experiência final do cliente permitindo assim maior rentabilidade para usa empresa !
Pensando nisso, pontuamos neste post tudo que você precisa para lhe ajudar em como melhorar os processos inbound e a produtividade da sua empresa.
Gostou do nosso post? quer mais informações ? Acesse aqui !