A metodologia 5s surgiu no Japão após o final da Segunda Guerra Mundial. Os recursos disponíveis na época eram escassos e, por essa razão, foi preciso realizar o melhor aproveitamento dos recursos, pois não existia espaço para perdas e erros.
Sendo assim, foi necessário criar a metodologia 5s, que tem como principais pilares a produtividade, a qualidade e a eliminação dos desperdícios. No primeiro momento, ela foi pensada para o dia a dia das indústrias, mas logo se espalhou por empresas de diferentes segmentos e portes.
É necessário destacar que seu objetivo é permitir uma gestão aprimorada dos negócios, com base em princípios simples e básicos que ajudam no ambiente de trabalho. Então, continue a leitura e saiba como utilizar a metodologia 5s na gestão de frota!
Por que utilizar a Metodologia 5s ?
A metodologia 5s interfere de maneira significativa nas empresas, pois gera maiores índices de produtividade. Ela foca em uma produção que deve ocorrer de maneira fluida com menor índice de falhas e menos desperdício de recursos e mão de obra.
Desse modo, essa metodologia pode proporcionar excelentes resultados para sua organização, tanto para os setores específicos quanto para a sua logística de entregas, coletas e serviços. Tendo em vista que ela poderá garantir a base da qualidade total das suas operações logísticas.
Como a Metodologia pode ser utilizada ?
Para começar a aproveitar as vantagens dessa metodologia, é necessário compreender como ela funciona e o que cada princípio significa. Como surgiu no Japão, cada S representa uma palavra da língua japonesa. Confira!
Seiri — “Senso de Utilização”
O Seiri consiste em reconhecer o que é útil daquilo que pode ser excluído do seu local de trabalho. Ou seja, é uma limpeza do ambiente, em que tudo o que é usado frequentemente precisa ser de fácil acesso e o que não está sendo usado precisa ser eliminado.
Seiton — “Senso de Organização”
Após encontrar os materiais que não são necessários às atividades do dia a dia, é fundamental organizar o local. Por isso, o Seiton é responsável pela organização da empresa.
Seiso — “Senso de Limpeza”
O senso de limpeza está diretamente associado ao bem-estar e à higiene do local. O senso de limpeza tem por finalidade deixar os espaços higienizados e limpos.
Seiketsu — “Senso de Padronização”
O senso de padronização tem por finalidade a elaboração de normas e regras para que os sensos mencionados anteriormente sejam mantidos. Dessa forma, está basicamente ligado ao respeito das normas estabelecidas dentro da organização.
Shitsuke — “Senso de Autodisciplina”
Esse senso é o que incentiva a responsabilidade entre os membros do time de colaboradores, em que cada um tem sua obrigação sem que necessite de alguém para acompanhar e gerenciar o processo. Sendo assim, a autodisciplina permite a integração dos funcionários, a confiança entre seus membros e aumenta a responsabilidade de cada um.
Como aplicar a Metodologia 5s nas operações logísticas ?
Vamos entender agora um pouco mais de como aplicar a metodologia 5s dentro das operações logísticas:
Seiri – Identifique os melhores lugares para alocar seus estoques, materiais e para o descarte de lixo.
Seiton – Elimine excessos de itens em estoque e tarefas desnecessárias no processo logístico.
Seiso – Mantenha o ambiente, máquinas e as ferramentas limpas. Cuide adequadamente dos veículos e do acondicionamento das cargas.
Seiketsu – Garanta o planejamento e a execução das tarefas com máxima eficiência. Otimize suas operações logísticas desde a fase de distribuição das cargas, otimização das rotas e controle das operações em tempo real.
Shitsuke – Senso de disciplina que vai desde a forma que um motorista realiza a forma de direção e cumpre os procedimentos para realizar suas entregas de forma eficiente e segura.
Para ajudar você a ter economia de recursos, melhorar a gestão e o controle das operações as plataformas de Gestão de Entregas podem lhe ajudar a atingir objetivos da Metodologia 5s rapidamente. Uma vez que você passa a ter uma operação mais organizada, produtiva, sem excessos ou gargalos, rotas e cargas otimizadas, processos automatizados e maior disciplina, segurança e compromisso em realizar suas entregas.
Gostou do nosso post? Então, deixe seu comentário para sabermos o que você achou do assunto!