Utilizar um sistema logístico de gestão é fundamental para fazer uma gestão de frota eficiente e desenvolver o negócio de forma geral. Porém, desenvolver internamente um software envolve muitos custos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e criação de funcionalidades que acaba sendo mais vantajoso contratar uma solução pronta de uma empresa focada. Essa última alternativa ira trazer muito benefícios como flexibilidade, eficácia, robustez, funcionalidades e ainda é mais barata.
Ficou interessado no assunto? Continue lendo este conteúdo para entender quais são as diferenças práticas entre o desenvolvimento interno e a implementação de um sistema pronto. Confira!
As diferenças entre Desenvolver x Contratar uma solução
A contratação de uma equipe para realizar essa tarefa é um grande desafio e também um custo elevado. Pode ser difícil encontrar os profissionais competentes e experientes em muitas áreas como infraestrutura, tecnologias de geolocalização, mobilidade, banco de dados, etc para realizar esse trabalho. Também a falta de conhecimento do mercado e das constantes atualizações tecnológicas irão fazer não só o processo de criação da solução levar bastante tempo como também irá dificultar sua manutenção e criação de novas funcionalidades em comparação ao que existe já disponível.
Por outro lado, contratar uma plataforma pronta e especializada traz diversas vantagens, como robustez, funcionalidades, atualizações além de permitir que seja realizado configurações personalizadas para atender as necessidades da sua operação logística de entregas, coletas ou serviços.
Assim o sistema irá ajudar a controlar melhor os custos como permitir uma visão em tempo real das operações logísticas e da automação de processos manuais. Toda comunicação interna e com o cliente passa a ser mais rápida e assertiva.
Você sabe o que é uma plataforma moderna de gestão de entregas, coletas e serviços ?
Um bom sistema produz não só melhoria de gestão logística como também permite o levantamento de dados da sua operação de forma a ajudá-lo a tomar decisões estratégicas rapidamente. Ele pode automatizar atividades burocráticas além de permitir que os colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas
As tecnologias que podem ser usadas
De fato, há duas tecnologias que podem ser implementadas para satisfazer as necessidades do seu negócio. A primeira delas é a plataforma MyTracking, um aplicativo instalado nos celulares dos entregadores que traz amplas funcionalidades:
- possibilita comprovação do recebimento das mercadorias pela assinatura digital na tela do smartphone;
- permite fazer pagamentos pela leitura QR Codes assim que receber o pedido;
- informa os gestores e analistas sobre eventuais ocorrências;
- fornece uma check-list sobre as operações a serem realizadas pelos profissionais;
- disponibiliza canais diretos para que os profissionais se comuniquem com a empresa;
- acompanha em tempo real o status das entregas, coletas e serviços;
Logo após, a segunda tecnologia é a Torre de Controle e Monitoramento Logístico, que disponibiliza uma visão geral e dados transparentes sobre todo o negócio. Entre seus recursos estão:
- visibilidade em tempo real da empresa, incluindo aplicação de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
- gestão completa de ocorrências;
- configuração de alertas conforme cada tipo de operação;
- dashboards (painéis de controle), KPIs, geração e emissão de relatórios de acompanhamento logístico;
- canais que trazem maior interatividade com o cliente, como e-mail, SMS, Email, WhatsApp, Link, Portal Web e Chatbot;
- Integração com rastreadores;
Assim as funcionalidades dessas soluções trazem grandes diferenciais competitivos que otimizam a rotina do negócio e alavancam seu desenvolvimento, como a redução no número de devoluções, maximização da satisfação dos clientes, maior controle da jornada do trabalho dos motoristas e aumento da produtividade na logística de distribuição.
Ou seja, há grandes diferenças entre optar pelo desenvolvimento interno e adquirir uma solução pronta e isso pode ser decisivo para o sucesso da sua empresa ou transportadora. Os benefícios de se utilizar um sistema de gestão especializado de forma mais completa, econômica e rápida vai trazer um importante diferencial competitivo no mercado além de oferecer uma melhora significativa da experiência do cliente. Quer implementar uma plataforma para gestão de entregas, coletas e serviços que reduz custos e melhora a experiência do cliente com processos automatizados rapidamente? Então entre já em contato com a Point Sistemas e conheça nossa solução Mytracking !
Saiba mais também acessando as páginas específicas:
Torre de Controle Logística > https://torredecontrolelogistica.com.br
MyTracking > https://mytracking.com.br
Um abraço
e até a próxima.