A logística de Entregas, Coletas ou Serviços é uma atividade que vem mostrando toda sua importância no papel estratégico dentro das empresas. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre como reduzir custos logísticos em entregas, coletas ou serviços. Esses processos logísticos são onerosos dentro das empresas, afetando a lucratividade e o market share do seu negócio. Isso quer dizer que minimizar gastos e aumentar a qualidade dos processos logísticos é uma forma de aumentar o lucro e oferecer preços e prazos de entregas mais atraentes. Pensando nisso, resolvemos elaborar este post para mostrar algumas dicas que vão ajudar você na adoção de medidas para reduzir custos na logística de entregas, coletas ou serviços . Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira agora mesmo !
Aprenda como reduzir custos logísticos em Entregas, Coletas e Serviços
Inicie por um Planejamento Estratégico
Antes de mais nada, é necessário elaborar e definir um planejamento estratégico. Por meio dele, você irá definir as ações que serão aplicadas para que os objetivos sejam alcançados. Uma vez que os fluxos de trabalho serão mais organizados e os processos estruturados de forma padronizada, mais automatizado, ágil, assertivo e controlado em tempo real, os seguintes benefícios serão rapidamente atingidos:
- Aumento da Produtividade;
- Ganho em Eficiência Operacional;
- Diminuição de Erros (e necessidade de retrabalhos);
- Redução de Desperdícios;
- Melhor Gestão das Ocorrências;
- Maior Rentabilidade ao Negócio;
- Melhora da Experiência do Cliente;
Esse é o ponto de partida para que qualquer objetivo seja alcançado e que o plano de ação possa ser definido e colocado em prática com menos riscos de falhas.
Conheça Todos os Custos !
Como posso reduzir custos logísticos sem prejudicar a qualidade do serviço prestado aos clientes ? Primeiro é necessário fazer o levantamento de todos os seus custos de forma detalhada. Depois, faça o acompanhamento diário do seu orçamento para que fique mais claro e fácil a identificação dos pontos excessivos que precisam ser melhorados e quais os pontos que podem ser rapidamente eliminados. É importante não pular esse último passo, pois corre-se o risco de adotar medidas de forma indiscriminada, mesmo que se acredite estar no caminho correto. É aí que problemas podem ocorrer e uma decisão errada pode trazer ônus em vez de bônus ! Uma boa dica é sempre avaliar e comparar os registros referentes aos meses anteriores. Com isso, é possível entender as variações ao longo do tempo como picos de sazonalidade e períodos de alta demanda. Também será possível observar se o crescimento dos gastos está conectado ao aumento da demanda, ou da sazonalidade ou se é algum outro problema operacional ou falha específica que precisa ser identificada e corrigida.
Criando o Plano de Redução de Custos Logísticos
Depois que já se tem um planejamento estratégico definido e se conhece bem todos os custos, é o momento de criar seu plano focado em redução de gastos e melhoria da qualidade logística. Através deste plano será possível definir as ações que vão gerar mudanças e cortes que serão feitos para chegar no seu objetivo. Nesse ponto se identificam a existência de algumas ineficiências como:
- etapas repetitivas que podem ser automatizadas;
- ineficiência de processos que não agregam valor ao resultado;
- desperdícios de tempo;
- falta de gestão e controle adequado a realidade das operações e expectativas;
- melhor gestão de incidentes;
- maior e melhor comunicação interna e com seu cliente final;
- períodos ociosos (de mão de obra, equipamentos e veículos, por exemplo);
- falta de recursos para atender períodos de picos;
- identificar rapidamente desvios de conduta;
- acelerar faturamento;
A partir deste plano, o gestor passa a conhecer e entender, com precisão, o que precisa ser feito para corrigir as falhas e tornar sua operação melhor e mais efetiva.
Antecipe-se às demandas sempre que possível !
Quando a empresa consegue se antecipar às demandas logísticas, pode-se fazer um planejamento mais acertado e focado na realidade do negócio e nos prazos solicitados pelo cliente final. Assim, quando se tem o dimensionamento correto é possível organizar todas as operações logística de entregas, coletas ou serviços com melhor precisão a partir do correto planejamento e distribuição das cargas, otimização das rotas, alocação da quantidade e tipo de veículos correta e gestão em tempo real.
Planejamento Logístico de Entregas, Coletas ou Serviços
O transporte é uma das atividades que mais geram custos para uma empresa. Por isso, é de suma importância que todo o processo logístico envolvido seja muito bem planejado e controlado de forma a obter-se o máximo de eficiência operacional. Isso produz economia direta de combustível, faturamentos mais ágeis, informações em tempo real, previsibilidade de entrega para seu cliente final.
Monitore as atividades em Tempo Real
Dificilmente você consegue fazer uma boa gestão dos processos que não controla adequadamente. Sendo assim, passe a monitorar e acompanhar as operações observando o que precisa ser feito para alcançar melhores resultados. Uma excelente maneira de se fazer isso é fazer a gestão por meio dos indicadores de desempenho (também conhecidos como KPIs). Eles permite ao gestor visualizar melhor os fluxos de trabalho e quais são as falhas e possíveis causas analisando-se os indicadores. Por meio deles, os processos decisórios se tornam mais rápidos e acertados. Entre os KPIs que podem ser acompanhados e que ajudam a reduzir custos logísticos e melhorar os processos de entregas, coletas ou serviços estão:
- quantidade e motivo de devoluções;
- tempos de carga e descarga no cliente;
- tempo de paradas (almoço, descanso, esperas);
- estimativa do tempo de cada entrega (ETA);
- registro de ocorrências e incidentes;
- prova e confirmação das entregas;
Ao mesmo tempo que auxilia no diagnóstico, os indicadores também são termômetro para avaliar a eficácia das ações adotadas. Eles mostram a necessidade de se implementar mudanças (até que se alcance o resultado esperado).
Considere uma plataforma de Gestão de Entregas, Coletas ou Serviços
O investimento em tecnologia ajuda na automatização de diversas tarefas e contribui para que as rotinas sejam executadas com mais agilidade e precisão. Apesar de alguns gestores ainda serem resistentes quanto a esse tipo de estratégia, é possível afirmar que o custo-benefício é satisfatório pelo fato da plataforma reduzir custos, reduzir erros e melhorar a experiência do cliente final. Tudo isso é obtido por meio de diversos fatores, como: menor gasto de combustível, aumento da produtividade, automatização de processos, maior controle sobre a jornada e deslocamento dos motoristas, redução no tempo de espera em clientes, gestão das ocorrências, devoluções em tempo real, prova de entrega, entre outros benefícios.
Principais funcionalidades
- Gestão do status das Entregas, Coletas ou Serviços;
- Rastreamento de Veículos;
- Gestão da Jornada do Motorista;
- Torre de Controle com Dashboards e KPIs Operacionais em Tempo Real;
- Controle e Gestão do Número de Devoluções e Ocorrências;
- Chat com Motorista;
- Cerca Virtual;
- Check List e Formulários no APP;
- Visualização em Mapas Digitais;
- Prova de Entrega (Assinatura Digital e Foto);
- Baixa por Tipo de Produto, Nota Fiscal, etc;
- Informações via SMS, Email, WhatsApp;
- Integração de informações com ERPs, WMS, TMS, Roteirizadores, etc;
- APP Mobile Android de fácil utilização pelo motorista (on-line e off-line);
Para obter uma efetiva redução de custos e melhoria da sua logística de Entregas, Coletas ou Serviços, é preciso então fazer um planejamento adequado, conhecer todos os custos envolvidos e então elaborar e implementar um plano de ação. Como você pôde ver, a adoação dessas medidas vão ajudar você a elevar a logística da sua empresa. Ao mesmo tempo em que a operação fica cada vez mais eficiente, sua empresa passa a ter maior rentabilidade e market share fornecendo uma melhor experiência para seus clientes. O que achou deste artigo? Quer entender melhor como uma plataforma pode contribuir para reduzir custos logísticos e aumentar a qualidade do seu negócio? Então, entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas em relação ao assunto!
Saiba mais também acessando as páginas específicas:
Torre de Controle Logística > https://torredecontrolelogistica.com.br
MyTracking > https://mytracking.com.br
Um abraço
e até a próxima.
Pingback: Logística 4.0: Como se adaptar e quais são seus benefícios