Como ter uma operação logística eficiente com esses 5 passos

homem em reunião
A operação logística solicita o uso de vários recursos, como tempo, dinheiro e mão de obra. Ao administrar esses processos é possível diminuir os custos e elevar a rentabilidade da organização. Ao mesmo tempo, é possível diminuir os gastos de combustíveis e reduzir os custos relativos ao armazenamento de produtos. Além do mais, essa ainda é a circunstância adequada para aperfeiçoar o desenvolvimento organizacional e garantir a sobrevivência do negócio no mercado por meio da elevação do aumento da vantagem competitiva. Então, continue a leitura e saiba como ter uma operação logística eficiente com esses 5 passos!

1. Investir em um sistema de gestão logística com Torre de Controle

Os processos logísticos e de distribuição são mais ágeis e eficientes com a ajuda da modernidade. Desse modo, a tecnologia de automação ajuda na realização das tarefas operacionais e permitem que o time de colaboradores foque em atividades estratégicas, que efetivamente agreguem valor. Entre os sistemas que podem ser inseridos estão os de status das entregas, coletas ou serviços com Torre de Controle e um ERP (que são capazes de integrar todas as informações corporativas), isso facilita a medição de desempenho e da eficiência das entregas. Eles ainda ajudam na identificação de pontos fracos e fortes para implantar melhorias e otimizar os resultados tudo com visibilidade em tempo real das operações.

2. Fazer planejamento

A operação logística será mais bem realizada com a efetivação de um planejamento tanto na parte de recebimento de fornecedores como na distribuição das cargas e na otimização das rotas. A finalidade dessa ação é sempre comparar com os dados de execução de forma a encontrar as falhas presentes nas mais distintas fases para serem mitigadas.. Os resultados são mais agilidade, redução de custos e clientes satisfeitos.

3. Elaborar objetivos reais

Não resolve estabelecer metas que não estão de acordo com os conhecimentos de seu time ou para as quais a empresa não apresenta capital. Desse modo, no momento de delinear os objetivos, é fundamental ser verdadeiro e realista ao seu negócio. Direcione seu time para onde ele realmente pretende chegar. Trabalhe sempre com objetivos e metas reais !

4. Antecipar a demanda dos clientes

Para realizar compras de produtos e planejar a estratégia com seus colaboradores é primordial conhecer o perfil do seu consumidor. Para isso, mapeie os hábitos de consumo de seus clientes e saiba quando e quanto comprar cada item. Assim, você garante uma excelente gestão de estoques e evita ruptura no processo.

5. Terceirizar serviços

A decisão entre ter seus próprios veículos ou terceirizar a frota e sempre uma decisão que deve estar alinhada com a estratégia de cada empresa e serviço, por isso não existe aqui certo ou errado. Provavelmente uma estratégia mista entre as duas opções seja uma alternativa boa a maioria das empresas, mas ainda sim, vai depender da característica de cada negócio de forma a ajustar melhor a variação da demanda ao longo dos meses. Além disso, pensar na terceirização de softwares de gestão para sua operação logística pode ser um diferencial competitivo importante. Você vai ganhar mais produtividade, economia, organização e controle do negócio em si, tendo em vista que tudo passa a ser monitorado, calculado e analisado com a ajuda de elevada tecnologia e em tempo real. Atualmente temos no mercado empresas que tem conhecimento, velocidade, custo adequado e profissional capacitado para resolver essa necessidade diferente do custo de se desenvolver internamente. É importante ressaltar que a operação logística ocupa posição estratégica no mercado e apresenta forte influência no resultado da economia. Por essa razão, ela precisa ser monitorada, aprimorada e analisada frequentemente para proporcionar bons resultados. O que achou do nosso artigo sobre operação logística? Essas dicas ajudaram você de alguma forma? Então, veja agora tudo sobre planejamento logístico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *