Ser gerente de uma empresa de transportes ou do setor logístico não é uma tarefa fácil. Assim, diante de tantos elementos a serem geridos, muitas vezes os administradores incorrem em erros operacionais e não conseguem desenvolver seus negócios.
Mas não basta a boa vontade para solucionar, é fundamental que você entenda a importância de diminuir as falhas, os erros operacionais e os impactos práticos no negócio para reduzi-los. Confira esta leitura para saber mais sobre o assunto!
Qual é a Importância de Minimizar Erros Operacionais Logísticos ?
Os erros operacionais consistem naqueles diretamente interligados às atividades rotineiras da logística, como falhas em processos, informações, equipamentos, comunicação precária, etc. Ou seja, tudo isso impacta diretamente no dia a dia tanto no trabalho dos colaboradores como nos resultados da empresa.
Quais são os principais Erros Operacionais?
Neste tópico, trazemos os principais erros operacionais e as respectivas soluções para reduzi-los.
Não Dar Atenção À Comunicação Interna
Geralmente as empresas têm um fluxo intenso e constante de informações, podendo ser difícil manter um controle eficiente e rígido sobre a comunicação, principalmente em momentos de pico. Contudo, qualquer atraso, extravio ou até mesmo interpretação errada das informações podem causar grandes prejuízos.
Para solucionar esse problema, você pode utilizar uma plataforma de software que não só unifica a comunicação do negócio mas também automatiza processos manuais além de dar informações e visibilidade da operação em tempo real. Com essa tecnologia, a comunicação se tornar mais clara, fluída, acessível e objetiva, evitando interpretações errôneas dos colaboradores e também informações rápidas e confiáveis para os clientes finais.
Não Automatizar Seus Processos
Uma empresa ou setor logístico precisa realizar um grande número de tarefas manuais excepcionalmente complexas e burocráticas diariamente, sendo fundamental que você tome medidas para automatizá-las, minimizando a necessidade de capital humano e melhorando assim a assertividade e a agilidade.
Entretanto, a melhor solução para reduzir esses erros é analisar a implementação de sistemas para logística que permitem você realizar configurações flexíveis ao seu negócio.
Não ter Planejamento Logístico
Um dos grandes desafios dos gerentes de empresas de transporte e logística consiste em realizar um planejamento eficiente de distribuição de cargas e otimização das rotas de entrega, coleta ou serviços.
Com o uso de um bom sistema de tecnología logística fica fácil planejar os trajetos automaticamente, sem demandar tempo gasto com planilhas e dados que não são eficientes e não podem gerar o resultado esperado uma vez que esse processo pode implicar em um cálculo matemático complexo. A tecnologia pode ajudar no calculo da melhor rota e ajudar na distribuição das cargas considerando fatores como:
Na fase de Planejamento:
- rotas otimizadas;
- considerar cálculo médio de tráfego de trânsito na fase de planejamento;
- distribuição das cargas analisando capacidade vs disponibilidade vs sla;
- tempo gasto para efetuar cada tarefa;
- comprovação de entrega eletrônica (Foto, Assinatura Digital, Checklist);
Na fase de Execução:
- distribuição da sequência de entregas
- monitoramento em tempo real da frota e dos status
- relatórios comparando planejado vs realizado
- alertas para tempo de parada, ocorrências ou devoluções
- apontamentos em tempo real
- comunicação rápida com o motorista (chat)
- notificação para o cliente final (SMS, Portal, Whatsapp, etc)
Quais são os Impactos da Redução dos Erros?
Quando você implementa um bom sistema de gestão para minimizar os erros, vários impactos positivos, incluindo:
- melhora na comunicação interna: o pessoal não terá problemas com a troca de informações, evitando retrabalho e erros;
- maior integração da equipe: o pessoal estará mais engajado e trabalhará em mais harmonia;
- redução de custos: diminuem-se gastos decorrentes de problemas e retrabalho;
- mais segurança: diminuem os riscos de perdas de documentos, bem como ocorrência de furtos e roubos nos traslados;
- maior satisfação dos clientes: você conseguirá melhorar os serviços da empresa, aumentando a satisfação dos clientes;
- melhor imagem: a empresa será melhor vista perante fornecedores, clientes, parceiros, entre outros;
- maior produtividade: com melhores controles é possível aumentar a produtividade e consequentemente reduzir custos
Concluimos então que vários erros operacionais são cometidos inconscientemente pelos gerentes, mas ao tomar medidas para minimizá-los, a empresa consegue diversas vantagens que potencializam a sua competitividade no mercado.
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